Segurança sem mistérios
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segurança e mercado de trabalho

Ir para baixo

Segurança e mercado de trabalho Empty Segurança e mercado de trabalho

Mensagem  Admin Sex Fev 29, 2008 2:01 pm

Diminuir as taxas de desemprego tornou-se preocupação constante dentro da sociedade. Neste contexto são oferecidos cursos de qualificação (pagos ou subsidiados) visando propiciar aos candidatos ferramentas para que consigam recolocação profissional, ou seja, uma ocupação com direitos trabalhistas.

Na área de segurança privada, são qualificados ou formados milhares de candidatos anualmente em todo o País.
As qualificações específicas para atuarem no ramo de segurança privada, são oferecidas por estabelecimentos de ensino credenciados e fiscalizados pelo Departamento de Polícia Federal.

Pontos a ponderar:
• As escolas de formação lançam no mercado inúmeros candidatos ao cargo de Vigilante, mas grande percentual destes, não possui vocação e/ou condições psicológicas para o exercício desta profissão;
• Atualmente o mercado de trabalho na área de segurança privada não consegue absorver a maioria destes profissionais, em virtude da baixa escolaridade (embora seja exigida apenas a 4ª série do ensino fundamental para freqüentar os cursos de formação) e também muitos postos de serviço onde atuavam Vigilantes armados ou não, foram substituídos pela tecnologia (CFTV, alarmes e sensores...) e por Auxiliares de Segurança, Porteiros ou outras denominações conforme as prestadoras de serviços;
• A substituição dos Vigilantes por Auxiliares em locais onde não havia a necessidade do porte de armas de fogo, representou para as empresas especializadas e contratantes, contratos mais baratos e uma alternativa de serviços a mais para as empresas especializadas em segurança. Para a categoria profissional dos Vigilantes representou o aumento no índice de desemprego nesta categoria e forçou muitos profissionais a trabalharem como Auxiliares de Segurança ou Porteiro, recebendo piso salarial inferior ao da categoria (Vigilantes);
• Do percentual estimado dos candidatos oriundos dos cursos de formação, estima-se que muitos apenas desejam um emprego e que não possuem realmente vocação para atuar em segurança privada;
• Alguns Especialistas na área de segurança privada defendem a idéia de que as escolas de formação poderiam funcionar como filtros, não permitindo através de avaliações ou exames rigorosos, que candidatos inaptos ingressassem nesta categoria profissional, porém o negócio base das escolas é formar candidatos.

Defendo a idéia que escolas não são aquartelamentos ou extensão destes e nem devem funcionar sob moldes militares, pois isto é reflexo da época em que nas primeiras empresas e cursos de formação foram instituídas no país (final década de 1960), constavam em seus quadros Diretores e Instrutores oriundos ou pertencentes às Forças Armadas e Policiais.
Segurança privada é um segmento distinto das Forças Armadas e Policiais, sendo regida e amparada em suas relações humanas e trabalhistas, por leis civis e sob a Constituição Federal.

Vigilante não é Policial, embora alguns Instrutores em escolas de formação incutam esta idéia ou parecida nos pensamentos dos alunos e candidatos.

A imensa demanda de candidatos em relação à pequena oferta de vagas contribuiu para a queda salarial nas categorias profissionais as mais diversas, não sendo diferente para a segurança privada. Baixa remuneração também gera profissionais insatisfeitos e em conseqüência prestação de serviços com baixa qualidade e clientes insatisfeitos. Em contrapartida, os profissionais devem buscar alternativas para especializarem-se dentro de sua área, além de diferenciais tais como escolaridade, idiomas e atitudes.

Lembre-se: No mercado atual “quem menos corre voa”.



Alexandre Moura de Oliveira - Consultor em Segurança
www.alexandremoura.com

Admin
Admin

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/01/2008

http://alexandremoura.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos